quinta-feira, junho 28, 2007

Mas afinal, o que é o fascismo? E o nazismo?

Muitos dos novos "recrutas" dos nacionalistas português dizem-se fascistas, nazis, adoram hitler, adoram as waffen-ss sem no fundo fazerem ideia daquilo que defendem. Com este post vamos tentar ilucidar todos sobre o que é o fascismo e o nazismo.

Numa pesquisa rápida na internet podemos encontrar as definições dos conceitos:

O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (19221943 e 19431945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.

O Nazismo ou o Nacional Socialismo (termo vindo do alemão Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ou ainda, NSDAP) designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).

Estas teorias foram utilizadas para justificar uma agenda política totalitária de ódio racial e de supressão da dissidência com o uso de todos os meios do estado.

Como outros regimes fascistas, o regime nazista punha ênfase no anti-comunismo e no princípio do líder (Führerprinzip). Este é um princípio-chave na ideologia fascista, segundo o qual se considera o líder como a corporização do movimento e da nação. Ao contrário de outras ideologias fascistas, o nazismo era virulentamente racista. Algumas das manifestações do racismo nazista foram:

  • Anti-semitismo, que culminou no Holocausto.
  • Nacionalismo étnico, incluindo a noção dos alemães como o Herrenvolk ("raça-mestra") e o Übermensch ("super-homem")
  • Uma crença na necessidade de purificar a "raça alemã" através da eugenia, que culminou na eutanásia não-voluntária de pessoas diminuídas
O termo "nazismo" é freqüentemente (mas incorretamente) usado como sinônimo de "fascismo". Ao passo que o nazismo incorporou elementos estilísticos do fascismo, as semelhanças principais entre os dois foram a ditadura, o irredentismo territorial e a teoria econômica básica. Por exemplo, Benito Mussolini, o fundador do fascismo, não adaptou o anti-semitismo até se ter aliado a Hitler, enquanto que o nazismo foi explicitamente racista desde o início. O ditador espanhol Francisco Franco, freqüentemente chamado fascista, poderá talvez ser descrito como um monárquico católico reacionário que adotou pouco do fascismo para além do estilo.



Tudo isto e muito mais à distância de um click. A razão da existência do Movimento Antifascista Português é, principalmente, informar os que defendem ideais de extrema direita, sem sequer saberem um pouco da história associada a estes ideais, por isso, informem-se e se não se revêm nestas idealogias, juntem-se a nós. mapporto@hotmail.com

quinta-feira, junho 21, 2007

Movimento Antifascista Português - Porto

33 anos depois da revolução de Abril vemo-nos confrontados com uma nova vaga de fascismo, que tenta angariar membros nas escolas, estadios de futebol... e em jovens que ainda não têm consciência política formada (por estes serem mais vulneráveis às ideias desargumentadas de direita). Para combater este facto, mas também para combater a fraude política e corrupta da sociedade, o apogeu decadente da qualidade de vida e suas desigualdades sociais (...) , surge o Movimento Antifascista Português (MAP) que tem como objectivo informar a população de que é preciso combater o fascismo no dia-a-dia e que é preciso o contributo de todos para acabarmos de vez com a discriminação. A secção do Porto pretende-se que seja activa, realizando-se então actividades com o intuito de nos darmos a conhecer e combater o fascismo em todas as suas formas, ou seja, de como nos podemos tornar coerentes e activos na tão aclamada "justiça popular". Se não te identificas com nenhum género de ideias que oprimem e condicionam a acção humana e distinguem os povos de modos discriminatórios, junta-te à luta e vem dar o teu contributo, todos são igualmente importantes e cada indivíduo consciente de si mesmo representa uma significativa mudança neste meio.



Mais info: mapporto@hotmail.com